4.03.2012

Crianças: Animais de estimação previnem alergias


As crianças que convivem com animais de estimação são menos propensas a desenvolver alergias aos animais, segundo um estudo publicado por uma equipa de investigadores da Clinical and Experimental Alergy.

Os investigadores reuniram os dados clínicos, incluindo o historial de alergias, de 566 crianças e dos seus pais que estiveram expostos à presença de animais domésticos. 

Quando completaram 18 anos, os cientistas analisaram amostras de sangue e os anticorpos presentes no sistema imunológico que lutam contra alergias de cães e gatos.

As crianças que cresceram em lares com gatos tinham menos 48 por cento de probabilidades de contraírem alergias. Em relação aos cães, as crianças do sexo masculino que crescem perto do amigo mais fiel do homem, têm menos 50 por cento de probabilidades de contraírem alergias.

Este número não se verifica para as meninas. Segundo suspeitam, as meninas não desenvolvem a mesma imunidade que os rapazes porque interagem de forma diferente com os cães.

A cientista Ganesa Wegienka, uma das investigadoras, referiu que "se o sistema imunológico estiver ocupado com exposições nos primeiros tempos, fica programado contra as alergias aos animais de estimação.

Embora não tenham a total certeza, os cientistas suspeitam que a exposição precoce a alergénios e bactérias relacionadas a animais domésticos fortalece o sistema imunológico. O corpo acaba por se habituar aos alergénios o que ajuda a criança a construir uma imunidade natural.



[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário