8.19.2013

Animais devem ficar longe da movimentação na hora da mudança


Quando encontramos o imóvel ideal ficamos felizes e empolgados, contudo o processo de mudança para a nova casa causa uma agitação atípica e até mesmo certo desconforto, pois mudamos nosso ambiente e nossa rotina nestes dias.
O mesmo acontece com os nossos animais domésticos: pessoas transitando, caixas espalhadas pela casa, coisas fora do lugar deixam os bichinhos estressados e por isso, este processo requer que você tome alguns cuidados especiais antes e depois da mudança.
Antes
O ideal é manter seu bichinho longe da bagunça, isso evita o stress e também que ele se machuque. Mantenha-o longe das “áreas de remoção”, procure manter o mesmo distante da movimentação e não se esqueça de dar atenção para ele neste período. Deixar na casa de um parente ou amigo é uma boa opção.
No dia da mudança
Uma dica para o dia da mudança é levar o animal para um banho. Para transportá-lo de maneira segura, utilize uma gaiola adequada ao tamanho e as suas necessidades. Verifique com seu veterinário se há necessidade de usar algum tipo de remédio contra enjoo e não se esqueça de  identificá-lo com o seus dados e telefones de contatos, em caso de eventuais imprevistos.
Na nova casa
O seu animal precisa de um tempo para se adaptar ao novo lar, por isso, você precisará ter paciência e tempo para se dedicar a este ritual de adaptação e será preciso que você o reeduque da mesma forma que fez, quando ele era filhote.
No inicio é natural que ele fiquem mais quietos, receosos e até mesmo tristes, afinal eles não reconhecem o local, nem seu cheiro.
Mostre qual é o seu espaço e quais são as regras.  Por exemplo, se antes ele tinha quintal e agora não terá mais, ensine-o a se comportar dentro de casa.
Apresente qual será o lugar em que ele irá dormir, coloque o máximo de brinquedos e acessórios para que ele possa sentir o cheiro lá. Outro truque é fazer o mesmo com o seu cheiro.
Mostre também o seu novo “banheiro”  e não se esqueça de brincar com seu animal e passear com ele, para que ele se sinta seguro.
Resistência dos vizinhos
É comum, em algumas vezes, que haja uma resistência por parte de seus novos vizinhos, o que aumenta se você for morar em um apartamento. Mas, você pode contornar esta resistência com polidez e com responsabilidade. Comprometa-se em praticar a “guarda responsável”, ou seja, respeite as regras de boa vizinhança como:
— Utilize o elevador de serviços
— Não passeie com seu animal sem a guia
E, se você for mudar para um lugar para onde não pode levar seu bichinho não deixe para decidir o que você vai fazer com ele na última hora. Não entregue ele a qualquer um, procure um tutor que o queira e principalmente que o aceite como ele é, por isso, sempre seja sincero ao falar sobre a saúde e o comportamento do seu bichinho.
Fonte: ANDA/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário